domingo, 17 de junho de 2012


Felipe França corta refrigerante e hambúrger da dieta, perde 8kg e entra na briga por medalhas

  • Felipe França há aproximadamente um ano (esq) e agora (dir), restando cerca de 45 dias para os JogosFelipe França há aproximadamente um ano (esq) e agora (dir), restando cerca de 45 dias para os Jogos
Vida regrada e alimentação balanceada são algumas das palavras mais associadas ao comportamento de um atleta de alta desempenho. Mas, para alguns deles, o esforço nesse sentido é ainda mais árduo.
O nadador brasileiro Felipe França sempre teve tendência a engordar por seu biotipo e precisou ter cuidados com a comida. Mas a tarefa aumentou ainda mais nos últimos meses, quando decidiu conjuntamente, com seu técnico Arilson Soares, perder mais peso para a disputa dos Jogos Olímpicos.
Felipe é atual campeão mundial dos 50 m peito, prova que não está prevista na Olimpíada. Em Londres, ele competirá nos 100 m peito, modalidade no qual passou a focar como prioridade em 2012 e ter melhor desempenho nos últimos meses, depois de “amarrar” a boca.
  • Perdeu aproximadamente 10kg de um ano pra cá com o intuito de estar mais veloz nos 50 m finais da prova, quando costumava ficar atrás de seus rivais.
“Era visível e notório que eu tinha que perder peso para que meu rendimento melhorasse. Então partimos pra cima de uma estratégia. Sempre falei com meu técnico, desde 2011, pra traçarmos uma estratégia pra fazer os 100 m bem. Eu consegui colocar uma estratégia dentro da prova que melhorou minha técnica em número de braçadas, técnica de pernada e braçada, frequência de nado, velocidade e explosão dentro dos 100 m, que me fez ficar com uma melhora muito grande na volta os 100 m”, falou, em entrevista ao UOL Esporte.
“Eu ganho massa muscular muito fácil e massa de gordura também. Por isso eu tenho que tomar cuidado para que não possa engordar nesse período de descanso pra Londres. E desde Xangai [Mundial de 2011] pra cá eu perdi 8kg em peso só de gordura. Essa perda que é inutilizável pra nós nadadores. O que eu perdi foi muita coisa. Imagina 8kg a menos em uma pessoa”, continuou.

A disciplina para chegar atingir a condição física ideal e obter os resultados custou a França abrir mão durante alguns meses de algumas comidas calóricas de sua preferência, como açaí, refrigerantes e hambúrgueres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário