domingo, 17 de junho de 2012


Processo por doping faz organização tirar Armstrong de prova na França

Regulamento da Associação Mundial de Triatlo aponta que um competidor
não pode participar de um evento se houver um processo aberto contra ele

Lance Armstrong no Tour Down Under (Foto: AFP)
Lance Armstrong está tendo que lidar com novas
acusações de doping na sua carreira .
Sete vezes campeão da Volta da França, Lance Armstrong não poderá participar do Ironman de Nice, marcado para o dia 24 deste mês, por causa do processo de doping que abriram contra ele nos Estados Unidos, anunciou nesta quinta-feira a organização da prova de triatlo francesa.
- O regulamento da Associação Mundial de Triatlo, que administra a competição, aponta que um atleta não pode participar se houver um processo aberto contra ele - afirmou o responsável pela comunicação da prova, Delphine Vivet.
A agência antidoping dos Estados Unidos apresentou acusações formais por doping contra o ex-ciclista, que poderia até mesmo retirar alguns troféus de seu currículo. São 15 páginas de processo, incluindo acusações por uso do hormônio EPO, testosterona, corticóides e até transfusões de sangue, entre 1998 e 2011.
Através de comunicado, Armstrong negou as acusações, afirmando que nunca se dopou e que nunca teve um exame apontando positivo para doping. No entanto, o jornal francês "L'Équipe", lembrou na edição de hoje que havia denunciado em 2005 a descoberta de seis amostras de sangue do heptacampeão com traços de EPO.
Nesta quinta-feira, a Agência Mundial Antidoping (Wada) divulgou em comunicado que o procedimento aberto contra o ex-ciclista pela agência americana está de acordo com o código mundial das entidades de controle antidopagem.
A Wada afirmou que não se envolverá com o caso de Armstrong, mas que se manterá informada, supervisionando o desenrolar do processo, esperando o julgamento e o veredicto das autoridades competentes.
O americano atualmente está no sul da França, onde alugou uma casa para se preparar para a prova em Nice. No Ironman do dia 24, ele nadaria 3,8 km no Mediterâneo, depois peladaria outros 180 e fecharia com 42 km de corrida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário