terça-feira, 28 de junho de 2011

Corinthians tenta transformar títulos do futebol em conquistas na natação

Apoiado nas medalhas de nadadores como Thiago Pereira e Poliana Okimoto, supervisor técnico diz que gostaria de ver clássico paulista dentro d'água

 

O Corinthians é conhecido pelos seus títulos nacionais e estaduais no futebol de campo. Mas, quando se trata de esportes aquáticos, a natação é a principal modalidade do Timão. O clube de São Paulo, que possui oito piscinas, uma delas de ondas, pretende expandir os investimentos nas raias olímpicas para aumentar o número de atletas e de conquistas, como as cinco medalhas de ouro de Tiago Pereira no Troféu Maria Lenk, em 2010, e o título inédito no Brasil de Poliana Okimoto na Copa do Mundo de Maratona Aquática, em 2009 .
A natação é o primeiro esporte amador do Corinthians, segundo Carlos Matheus, supervisor técnico de esportes aquáticos do clube. Para ele, seria interessante ver outros clubes com tradição nos gramados disputando provas dentro d’água.
- A gente deveria ter até mais times de futebol envolvidos na natação. Seria até mais emocionante. Queria eu estar disputando um campeonato brasileiro entre Corinthians e Palmeiras.
*Poliana Okimoto foi campeã da Copa do Mundo de Maratona Aquática, em 2009, vestindo as cores do Corinthians, e se tranformou na primeira brasileira a conquistar tal feito ao vencer nove das 11 etapas da competição. Para a nadadora, que nada há cinco anos no clube, é difícil encontrar a mesma estrutura para a natação em outros locais.
- Dá-se muita atenção para as categorias de base. Crianças começam a nadar aqui, aprendem a nadar, viram adultos, juniores e seniores e dão muitos resultados saindo da base do clube. Isso é muito importante para o crescimento da natação. A estrutura e a base que o Corinthians me deu é o que eu tenho levado para sempre na minha vida como atleta.
Oldano Carvalho, diretor de esportes aquáticos do clube, conta que a política de investir na natação foi iniciada há três anos, em um aproveitamento da década de ouro que o esporte vem atravessando no Brasil. Segundo ele, o objetivo do Corinthians é formar nadadores, não apenas ensinar a nadar.
- Na parte da base, queremos fazer mais uma piscina devido ao grande número de alunos, estamos melhorando a musculação, vamos ter novos blocos de partida, melhorar a própria piscina, adequá-la a competições maiores. Queremos poder ter uma equipe mais forte e atrair mais atletas para o clube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário