quarta-feira, 29 de junho de 2011

Técnico do Minas é apontado como principal responsável por conquistas

Após a chegada de Fernando Vanzela, equipe mineira de natação deixou a fila de 14 anos sem um título no Brasil ao conquistar o 1º lugar no Maria Lenk

A conquista mais recente do Minas Tênis Clube na natação foi o primeiro lugar geral no Troféu Maria Lenk de 2011. Uma consequência, segundo atletas e supervisores do clube, do trabalho de Fernando Vanzela, treinador principal da equipe, que ampliou a equipe técnica e mudou a forma de tratar o esporte dentro das raias olímpicas.
- Além de cinco treinadores na equipe principal, temos preparador físico, tem o fisioterapeuta, com isso a gente conseguiu individualizar mais o treinamento. Hoje eu tenho um treinador que cuida da equipe de fundo, um de meio-fundo e um do grupo de velocidade. Com isso a gente consegue ter resultados de nível absoluto e de alto rendimento nos três grupos – disse Vanzela ao SporTV News.
Em 2009, Joanna Maranhão deixou Recife, em Pernambuco, para treinar no Minas. A principal nadadora da equipe mineira diz que o trabalho de Vanzela mudou a natação do clube.
- Ele praticamente revolucionou todo o departamento, trocou toda a comissão técnica, e melhorou muito até a postura dos próprios atletas. O clube dispõe de tudo que o atleta precisa para ter um bom treinamento e uma boa estrutura. Em Recife eu treinava em um lugar, malhava em outro, a fisioterapia era em um terceiro lugar. Aqui eu tenho praticamente tudo.
No Minas, os atletas contam com exercícios complementares foda d’água, que melhoram o condicionamento, a coordenação motora e o equilíbrio muscular. Tudo isso com a ajuda de um patrocínio forte, esclusivo para natação, que, até 2016, vai investir R$ 1 milhão e meio por ano nos 40 principais atletas do clube.
Para Vanzela, os investimentos ajudam o Minas a fazer preparações diferenciadas em relação a outras equipes de natação.
- Fomos fazer um treinamento em altitude com um grupo de nadadores. Um trabalho inédito de clubes, que a seleção faz já há um tempo, mas nós fomos o primeiro clube a fazer. Fomos participar de oito grand pris, buscando intercâmbio com competições internacionais.
Carlos Antônio Rocha, diretor de natação do Minas, lembra que, além de Joanna Maranhão, a equipe mineira conta com atletas de ponta como Lucas Salato, Fabíola Molina, Rodrigo Castro e Daynara de Paula. Para ele, nadadores que servem de exemplo para os cerca de 600 participantes da escolinha do clube.
- Isso favorece o espelho para atletas novos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário